Chevrolet Onix: os problemas e defeitos mais comuns do hatch

O Chevrolet Onix de segunda geração estreou no mercado brasileiro em 2019, meses depois do lançamento do sedã Onix Plus. Ambos foram desenvolvidos na China como projeto global da joint-venture formada pela General Motors com a fabricante local SAIC – diferentemente da geração anterior, criada no Brasil a partir da plataforma Gamma da sul-coreana Daewoo.

Além do visual atualizado, o Chevrolet Onix de segunda geração ficou ligeiramente maior, recebeu itens de série então inéditos no segmento, como alerta de ponto cego, e evoluiu em segurança. O hatch é equipado de série com seis airbags e controles de estabilidade e tração desde a versão de entrada.

Correia dentada do motor tem sido o calcanhar de Aquiles da segunda geração do Onix e de seu irmão sedã, o Onix Plus.

Preparamos Cinco problemas comuns no Chevrolet Onix e suas possíveis soluções
Os problemas mais comuns em nosso dia a dia:

1- Problema: Ar-condicionado fraco
Uma reclamação comum do Onix é o ar condicionado fraco. Demora para esfriar o interior do carro ou não esfria por completo.

Solução:
O problema na maioria das vezes está no compressor do ar-condicionado. Sendo necessário a substituição dos reparos do compressor ou em alguns casos, o compressor completo. Recebemos carros na loja, onde o cliente informa já ter “dado” carga de gás, sem melhoras significativas.

2- Barulho de vibração no exterior do veiculo
Reparamos em muitos casos uma trepidação dos limpadores dianteiros e traseiro.

Solução:
Troca dos limpadores .

3 – Problema: Motor desliga com o carro em movimento.
Já tivemos relatos sobre carros que perdiam a potência durante o funcionamento, chegando a desligar e logo depois ligar com a luz da injeção ligada. O problema gerou um recall para substituição de válvulas do motor.

Solução: Substituição das válvulas nos motores 1.0 ou 1.4.

4 – Problema: Freio “duro” que impede a frenagem.
Outra reclamação recorrente é a dificuldade de frenagem em rampas ou subidas com o ar ligado. Passa a impressão que o carro vai morrer e o freio fica duro, dificultando ou impedindo a frenagem em alguns casos.

Solução: A GM informa ter solucionado o problema nos modelos depois de 2015. Mas ainda é comum recebermos este tipo de queixa, ainda sem solução completa. Uma medida paliativa é desligar o ar-condicionado em baixas rotações.

5 – Problema: Embreagem muito baixa.
Recebemos alguns veículos com o pedal da embreagem baixo, quase no assoalho. Isso torna a passagem de marchas difícil e dura.

Solução: O fluído da direção e do freio são compartilhados. Qualquer problema de circulação nestes dois sistemas pode ocasionar o problema. A solução é analise completa do sistema, substituição de peças quando necessário e troca do fluído.

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