Vale a pena ter um carro com correia dentada banhada a óleo?

As montadoras alegam que há vantagens, mas motorista precisa ser cuidadoso para desfrutar dos benefícios

Ela chegou sem muito alarde e hoje está presente massivamente no Onix, um dos carros mais vendidos do Brasil. A correia dentada banhada a óleo é polêmica porque a simples troca dela exige a abertura do cofre do motor e os preços podem passar dos R$ 5 mil. Mas será que é só prejuízo? Vale a pena ter um carro com correia dentada banhada a óleo?

Há vantagens e desvantagens. A principal desvantagem é o preço da manutenção. A troca de uma correia dentada tradicional costuma custar em torno de R$ 700, contando peças e mão de obra. Então qual seria a vantagem de ter uma peça cuja manutenção custa 7 vezes mais?

Segundo as fabricantes, a correia dentada banhada a óleo dura muito mais. Se a correia tradicional exige troca a cada 60 mil km, a banhada a óleo pode durar até 200 mil ou até 300 mil, na melhor das hipóteses. Para muitos motoristas, a troca nunca seria feita, já que a maioria passa o carro pra frente antes de chegar nessa quilometragem.

O problema é que não dá para garantir que o carro chegará a tanto sem a troca. Há casos de clientes que fizeram a manutenção cara aos 50 mil km, antes mesmo da troca caso a peça fosse do tipo tradicional. É que aí vai um outro ingrediente que faz todo motorista temer a correia dentada banhada a óleo: o tipo do óleo usado.

As montadoras que apostam na peça banhada, alertam que ela exige um cuidado muito especial. O motorista só pode usar o óleo indicado no manual. Não é possível fazer nenhum tipo de economia e usar um óleo fora da especificação. Caso o cliente ignore esse alerta, a peça irá se degradar e causar um baita prejuízo.

É que o óleo não recomendado irá desgastar a correia e fragmentos dela irão entupir o motor, causando falhas e até quebras. Aí, meu amigo, a manutenção ficará caríssima. O mecânico irá abrir o motor para trocar a correia e para fazer outras trocas, como da bomba de óleo.

Por que as montadoras não usam corrente tradicional banhada a óleo ou correia dentada de borracha fora do motor, como sempre fizeram? Elas alegam que há outra vantagem na peça banhada a óleo: o pouco barulho. Tanto a corrente de sincronismo quanto a correia dentada seca causam sons excessivos. As montadoras também defendem que a correia mergulhada mantém o sincronismo do motor por mais tempo, garantindo mais eficiência e menos desgaste de peças.

Que carros usam correia dentada banhada a óleo? Como antecipamos, o Chevrolet Onix está na lista. Mas só os fabricados a partir de 2020. Também possuem a peça o Chevrolet Montana a partir de 2023, o Chevrolet Tracker a partir de 2020, o Citroen C3 1.2, o Ford EcoSport 1.5, o Ford Fiesta EcoBoost e o Ford Ka a partir de 2015.

Que cuidados a correia dentada banhada a óleo exige ao adquirir um destes modelos? Se você optar por um carro zero quilômetro, a dor de cabeça vai depender só de você. Basta seguir a orientação do fabricante e fazer as trocas de óleo corretamente, seguindo a orientação do manual e você só fará a troca da peça depois de rodar muito com o carro.

Agora, caso você compre um destes carros usados, o cuidado deve ser redobrado. A gente sabe que o brasileiro não é um mestre em fazer as manutenções do carro em dia. É preciso verificar corretamente o óleo usado, levar o modelo ao seu mecânico de confiança e saber se o dono anterior seguiu à risca o recomendado. Qualquer desconfiança deve ser motivo para a desistência na compra.

Se mesmo assim você quiser muito o carro, a dica é pedir um desconto maior na compra, e já fazer a troca da correia, partindo assim uma nova história da peça.

Fonte: https://www.turboway.com.br/

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